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É muito comum, desde cedo, ouvirmos alguém dizer que tem um plano. Pink e Cérebro queriam dominar o mundo e isso era uma obsessão que nos divertia muito.

Trazendo esta realidade para o contexto dos negócios, ter um plano é contar com uma documentação e direcionamento ao qual você recorre para executar suas funções de maneira ordenada e objetiva. Eu, como professor e consultor, já desenvolvi muitos planos de aula e consultoria. Ou seja, o caminho exato do que e como fazer para atingir objetivos a curto, médio e longo prazo.

Porém, o plano não nasce do nada vindo de coisa alguma, pelo contrário, ele é fruto de métodos, ou sistemas, previamente estabelecidos e que, estrategicamente, te posicionam sobre como “chegar lá”. Este é o objetivo, pois, afinal, “qualquer caminho serve para quem não sabe aonde quer chegar”.

Logo, planejamento estratégico empresarial é uma tarefa das mais importantes a ser desenvolvida e mantida, se possível, por versionamento com fins comparativos, para traçar o destino do negócio. Onde queremos estar? Quando? Como? Quanto custará essa “brincadeira”? Qual o resultado esperado? São algumas perguntas que você terá respondida previamente pelo seu planejamento.

Estrutura, ações, prazos, metas e recursos são alguns dos ingredientes essenciais para que haja este norte que te conduza numa jornada segura e num ambiente empresarial minimamente controlado.

O que faremos em 2023? Vamos dominar o mundo! Na prática, não é bem assim que a coisa funciona. Mas na realidade é assim que muitos empresários e empreendedores tocam seus negócios.

Querer atingir um objetivo sem um planejamento previamente elaborado é cumprir tabela, contar com a sorte e, no cenário atual, este tipo de “amadorismo” te levará a andar em círculos e ficar tonto em pouquíssimo tempo.

Não seja engolido por tarefas ou situações que não foram compreendidas, analisadas e solucionadas através de processos prévios como: análise de cenários, brainstorming com o seu time, ideação para novos serviços, soluções, ou produtos e ousadia para inovar. Fazer d1fEr3n7e!

 

Algumas etapas que sugiro para construção deste planejamento envolvem as camadas estratégicas (CEO, diretoria, sócios…), táticas (gentes e coordenadores) e operacionais (camada de execução) e podem seguir estes passos:

– Diagnóstico ou avaliação do ambiente;
– Envolvimento estratégico de pessoas chave no processo;
– Elaboração da estratégia de acordo com as possibilidades e recursos que possui (fugir disso é um grande risco para mais ou para menos);
– Plano de execução/ação com desdobramentos por áreas (financeiro, marketing, comercial, TI, RH, etc);
– Definição de objetivos e metas;
– Definição de indicadores de desempenho (KPIs, OKRs, etc);
– Acompanhamento e análise contínua.
Parece complexo! E é… Mas trata-se de ir além. Para tal, mergulhar no raso é a certeza de bater com a cabeça no fundo.

Como sempre, estou aqui para, juntos, com um olhar direcionado, preparado e de mercado, percorrermos esta jornada de maneira plena. É só chamar…

 

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Alex Avena - Consultoria em comunicação, marketing e publicidade